Comprar casa antes dos 30 anos: Dicas e vantagens


Adquirir uma habitação antes dos 30 anos pode ser uma vantagem. Descubra quais as mais-valias que podem jogar a seu favor e faça um investimento no futuro.

Adquirir uma casa é um grande investimento e nem sempre o queremos fazer numa fase tenra da nossa vida. Contudo, existem certos benefícios em comprar casa antes dos 30.

É fundamental compreender todas as regalias desta idade relativamente à compra de uma habitação. 

Neste sentido, apresentamos certas possibilidades de crédito habitação jovem e quais as vantagens e desvantagens.

De destacar, a importância de ter em mesa todas as cartas, dado que comprar casa implica mais despesas periódicas além do empréstimo, como o condomínio, caso se trate de um apartamento, impostos, taxas e seguros. 

Comprar casa antes dos 30 anos
No caso de se querer solicitar um empréstimo para comprar casa antes dos 30, é importante destacar que se deve fazer várias simulações junto de diferentes instituições bancárias. 

Assim, informe-se acerca do valor dos spreads apresentados por cada banco, considerando que a capacidade de negociação poderá levá-lo a uma grande poupança no final de cada ano. 

O ideal é que a prestação mensal não seja superior a 35% do seu rendimento, sendo essencial calcular a taxa de esforço.

É muito importante que tenha presente o valor da TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) no momento de avaliar o empréstimo, visto que esta representa todas as despesas relacionadas ao crédito, como as comissões bancárias, prémios dos seguros obrigatórios, despesas com impostos e registos, entre outros.

Além dos juros, tente também negociar os produtos associados ao crédito habitação.

Dicas para a escolha da casa
Ao decidir comprar casa antes dos 30, é importante certificar que se faz a escolha certa.

Considera a localização do imóvel. Não pondere apenas em como gosta de viver atualmente, mas também como gostaria que fosse o ambiente que rodeia a sua casa no futuro. Tenha também em conta o tipo de serviços que a zona oferece.

Além disso, é essencial que não visite imóveis que estão acima do seu orçamento, de modo a não cair na tentação e arranjar uma desculpa de que é possível. Tenha noção dos seus limites. Estipule um preço máximo e não o exceda.

Quando tiver o imóvel selecionado comece a sua procura pelas melhores possibilidades de crédito.

Crédito Habitação Jovem
Se pretendem adquirir casa antes dos 30 há certas entidades bancárias que oferecem uma possibilidade de crédito habitação jovem.

Este tipo de crédito apresenta condições específicas para jovens com idades entre os 18 e os 35 anos. 

Além disso, com a modalidade de taxa variável indexada à Euribor 12 meses, pode reduzir até 30% a sua prestação durante os primeiros 2 anos.

Vantagens em comprar casa antes dos 30
Um dos principais benefícios de efetuar um crédito habitação jovem é a opção de poder pagar o empréstimo em 40 anos. O que significa que o valor mensal a pagar será mais baixo, dado que o total será dividido por um número maior de anos.

A bonificação do spread através da contratação de outros produtos e serviços da entidade credora escolhida é também uma das mais-valias apresentadas ao contrair um empréstimo mais cedo.

Além disso, comprar casa antes dos 30 apresenta também como vantagem a “carência parcial de capital”. Isto é, o casal jovem poderá ter uma redução nas prestações mensais durante os primeiros anos de amortização.

Desvantagens em comprar casa antes dos 30
A única desvantagem ao comprar casa antes dos 30 é o facto de ficar com mais um valor fixo mensal para pagar durante alguns anos. Além disso, deve-se avaliar bem o seu empréstimo, visto que ao final de todos os anos poderá estar a pagar um valor mais elevado do que esperava.

Portanto, comprar casa é um investimento para a vida, sem dúvida, mas também é uma despesa considerável no orçamento mensal. Assim, deve ponderar bem antes de avançar, e caso precise de solicitar um crédito, não opte nunca pela primeira opção. Faça várias simulações para encontrar a opção mais indicada para si.